Programas Especiais

Ações para um mundo melhor

Cidades e Comunidades Rurais Sustentáveis


O Programa Cidades e Comunidades Rurais Sustentáveis converge com os objetivos do desenvolvimento sustentável de tornar as cidades e as comunidades rurais em lugares inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Para as cidades, o programa possui uma agenda de sustentabilidade urbana que incorpora as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento municipal. A estratégia é atuar na sensibilização, mobilização e estruturação de produtos e serviços sustentáveis para instituições públicas e privadas, para implementação de medidas e políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas, prósperas e sustentáveis.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, o Programa Cidades Sustentáveis possui aderência com os objetivos: 1- Erradicação da Pobreza; 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3- Saúde e Bem Estar; 5- Igualdade de Gênero; 6- Água Potável e Saneamento; 8- Trabalho Descente e Crescimento Econômico; 10- Redução das Desigualdades; 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12- Consumo e Produção Sustentáveis; 16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17- Parcerias e Meios de Implementação.

Para as comunidades rurais, o foco é a promoção do desenvolvimento rural sustentável a partir da prestação de serviços técnicos especializados, apresentação e implantação de soluções de tecnologia, inovação, bens e produtos para o ambiente rural, além do incentivo ao uso adequado da terra e dos recursos naturais, seja nas áreas de agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, Terras Indígenas ou Comunidades Extrativistas, nas Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD) e para as empresas, empreendimentos e propriedades rurais de produção agropecuária. O programa apresenta soluções para reverter o estágio atual de degradação dos ecossistemas provocada pela agropecuária intensiva e promove a difusão e consolidação de formas e estilos de práticas agrícolas sustentáveis.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, o Programa Comunidades Rurais Sustentáveis possui aderência com os objetivos: 1- Erradicação da Pobreza; 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3- Saúde e Bem Estar; 4- Educação de Qualidade; 6- Água Potável e Saneamento; 7- Energia Limpa e Acessível; 8- Trabalho Descente e Crescimento Econômico; 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10- Redução das Desigualdades; 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12- Consumo e Produção Responsáveis; 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14- Vida na Água; 15- Vida Terrestre; 17- Parcerias e Meios de Implementação.

Educação Transformadora


O Programa Educação Transformadora é uma iniciativa que parte da reflexão de que todos podem ser transformadores da sociedade, o programa compreende que a escola é um espaço apropriado para a vivência de experiências capazes de formar pessoas com senso de responsabilidade global.

Onde crianças, adolescentes e jovens apresentam-se preparados como agentes proativos a assumirem um papel de influência e tomada de decisão diante das mudanças necessárias, em distintas realidades sociais e instrumentalizados por valores como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, o Programa Educação Transformadora possui aderência com os objetivos: 1- Erradicação da Pobreza; 4- Educação de Qualidade; 5- Igualdade de Gênero; 10- Redução das Desigualdades; 17- Parcerias e Meios de Implementação.

Tecnologia Sustentável


O Programa Tecnologia Sustentável tem o objetivo de apresentar soluções que possam suprir as necessidades de produtos, bens e serviços da sociedade atual, porém, de forma sustentável, ou seja, usufruindo de matérias primas renováveis, não utilizando produtos nocivos durante o processo produtivo e, principalmente, conservando a biodiversidade.

O programa busca soluções por meio de novos processos tecnológicos, industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético utilizado durante o ciclo produtivo. Diferentemente dos processos do século passado, baseados no usufruto de recursos naturais como matéria-prima, os sistemas de produção atuais são circulares, reduzindo a utilização destes recursos, energia e água.

Além disso, as produções baseadas em tecnologias limpas têm como objetivo a “não geração” de resíduos e de emissões, ao mesmo tempo em que priorizam a reciclagem total dos resíduos por ventura gerados no processo produtivo. A adoção de tecnologias limpas é parte importante da estratégia para a manutenção da sustentabilidade.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, o Programa Tecnologia Limpa possui aderência com os objetivos: 3- Saúde e Bem Estar; 7- Energia Limpa e Acessível; 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura; 12- Consumo e Produção Responsáveis; 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima; 17- Parcerias e Meios de Implementação.

Falar com WhatsApp
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?